A Ventosaterapia é um dos diversos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Chinesa, que conta com o uso de ventosas no tratamento de diversas patologias.
Existem diferentes tamanhos de ventosas para adaptação às diferentes áreas do corpo. Os materiais utilizados há certo tempo atrás contavam com bambu, chifres e barro e mais recentemente o vidro. Atualmente existem também em acrílico e silicone.
No caso das ventosas de vidro, elas são utilizadas com combustão tradicional, ou seja, são aquecidas internamente, o que produz vácuo e capacidade de sucção quando aplicadas sobre a pele. As ventosas de acrílico contam com um adaptador (uma pistola de sucção) que permite controlar o efeito e intensidade da sucção desejada.
A Ventosaterapia tem várias técnicas de utilização e é aplicada em determinada área do corpo. Pode ser utilizada sobre a forma de Flash, Fixas ou Móveis. Frequentemente é utilizada inicialmente a técnica Flash para preparação do corpo, e posteriormente Fixas (mantendo as ventosas em determinados pontos ou áreas do corpo) ou Móveis (“massagem” com a ventosa com a aplicação de óleos, abrangendo uma área maior do corpo), mediante a necessidade terapêutica de cada caso. A duração do tratamento e intensidade da sucção aplicada varia conforme a patologia a ser tratada.