A Acupuntura e a Infertilidade
A acupuntura ajuda o corpo a se tornar equilibrado e saudável. Existem muitos estudos que mostram grande sucesso ao usar a acupuntura em combinação com tratamentos de fertilidade médica e por conta própria. Eu incluí um artigo escrito por um acupunturista para explicar isso em maior profundidade, mas antes disso eu tenho alguns conselhos para você.
Ao decidir tentar a acupuntura, você deve estar pronto para se comprometer com um plano de saúde. Você não pode simplesmente receber um tratamento e bam! é isso aí. Vai levar uma série de sessões para afetar. Pense pelo menos três meses, no início, as sessões estão mais próximas, depois se afastando uma vez que você está equilibrado. Eu pessoalmente vejo um acupunturista mensalmente como parte do meu sistema de saúde total, você deve verificá-lo.
A TCM descreve o sistema reprodutivo feminino como uma rede de sistemas de energia. Cada sistema de energia possui órgãos complementares e respostas hormonais. Esta rede responde ao estresse, produtos químicos, falta de exercícios, dieta pobre e excesso de emoções, tudo o que pode colocar o corpo fora de equilíbrio. Um praticante de TCM determinará cuidadosamente o estado de seus desequilíbrios e prescreverá um programa individualizado de ervas, acupuntura e dieta para ajudá-lo a criar o ambiente correto para fertilidade e gravidez.
Redução de estresse
O estresse psicológico pode ter um efeito negativo sobre os casais que enfrentam problemas de fertilidade. O estresse leva à liberação de hormônios do estresse e causa efeitos prejudiciais nos mecanismos responsáveis por um ciclo menstrual ovulatório normal. O sucesso da acupuntura para reduzir o estresse e a ansiedade é devido à sua liberação de beta-endorfina e efeitos calmantes simpáticos. O estresse faz com que o sistema nervoso simpático seja estimulado demais. Assim, o fluxo sanguíneo é desviado dos ovários e do útero para as glândulas supra-renais (glândula de esforço). Isso pode causar ciclos irregulares, falta de ovulação e infertilidade. A acupuntura eletrolítica e a massagem das artérias femorais redirecionam o fluxo sanguíneo de volta aos ovários e ao útero, aumentando a fertilidade e regulando seu ciclo.
Acupuntura fortalece o sistema imunológico
Muitas mulheres com fatores imunológicos hostis à gravidez foram efetivamente tratadas com receita TCM de dieta, ervas e acupuntura. Quando um acupunturista trata o problema da raiz, os marcadores imunológicos se corrigem.
Regulamento da Hormona de Fertilidade
Acupuntura tem sido conhecida por controlar a dor através do estimulante da liberação de beta-endorfina. Além disso, a beta-endorfina trabalha para influenciar a origem dos hormônios ovulatórios e fertilizantes das mulheres (eixo hipotálamo-hipófise-ovário) e hormônios de controle que regulam a ovulação e a fertilidade das mulheres que inclui hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), hormônio folículo estimulante (FSH ), hormônio luteinizante (LH) e gonadotrofina coriônica humana (hCG).
Regula as Hormonas Criando Melhor Qualidade do Ovo
A acupuntura normaliza a disfunção do eixo Hypothalamus-Pituitário – Ovariano. Isso melhora a função ovariana criando mais folículos e melhor produção de ovos. Também foi sugerido que as concentrações de opióides centrais podem regular a função do eixo hipotálamo-hipófise-ovário através do sistema simpático central e que um sistema simpático hiperativo em pacientes anovulatórios poderia ser normalizado por ElectroAcupuncture (Chen e Yin, 1991) . Assumiu-se que vários distúrbios no sistema nervoso autônomo, como distúrbios hormonais, podem ser normalizados durante a acupuntura auricular (Gerhard e Postneck, 1992).
Acupuntura diminui os efeitos colaterais de Clomid
Clomid geralmente faz com que o revestimento uterino se torne delgado, o que prejudica a gravidez. A acupuntura faz com que o revestimento uterino engrosse e se torne mais uniforme. Este é um resultado do aumento do fluxo sanguíneo para as artérias uterinas, conforme comprovado no artigo referenciado logo abaixo.
Assistência FIV com tratamento de acupuntura
Este estudo mostra que a acupuntura aumenta o fluxo sanguíneo para as artérias uterinas, criando um revestimento mais grosso e mais regular, permitindo que a FIV seja mais bem sucedida. A acupuntura também melhora o fluxo sangüíneo do ovário para aumentar a resposta dos ovários. Redução da impedância do fluxo sangüíneo nas artérias uterinas de mulheres inférteis com Electro Acupuncture Stener-Victirin, et al., Human Reproduction, Vol. 11, no6. pp. 1311-17, 1996.
Diminui a Contractilidade Uterina na Implantação